BREVE DESCRIÇÃO


Vários cursos em 1 curso integrado de moda! Em passo a passo, o curso destina-se à formação de desenhistas e ilustradores de moda, figurinistas e estilistas.

Habilita o formando a pesquisar, criar, desenhar e ilustrar moda para todos os segmentos, além torná-lo apto a fazer consultoria pessoal de moda aos mais variados estilos e tipos físicos de pessoas.


MÉTODO


Intensas pesquisas sobre moda e modelagem nos principais pólos de moda, somaram-se à longa experiência da professora de estilismo e modelagem, mestra em psicopedagogia, Márcia Dória, para a elaboração deste curso que reúne as mais recentes técnicas de desenho e criação de moda.

No decorrer do anterior curso de Desenho de Moda - Estilismo, todas as dúvidas dos estudantes foram registradas pela EMP, de maneira a contribuir ainda mais para o aperfeiçoamento do curso. Aproveitamos este espaço para agradecer as numerosas cartas de elogios e incentivos dados por nossos talentosos ex-alunos!


CAMPO DE TRABALHO


O mercado de trabalho é amplo para aqueles que desenham e criam moda. Conheça um pouco mais sobre cada profissão:

Estilista: Desenha e cria modelos de acordo com as tendências de moda. Pode atuar por conta própria vendendo suas criações a confeccionistas, ateliês de moda, bureaux de moda ou trabalhar normalmente por contrato junto aos mesmos.

Figurinista: Elabora figurinos para teatro, musical, ópera, ballet, cinema e televisão(para atores, jornalistas, apresentadores, etc). Conhece profundamente a história do vestuário.

Designer (desenhista) e Ilustrador de Modas: Desenha figuras e trajes de moda. Pode trabalhar em ateliês de moda, tecelagem, lojas de tecido ou como ilustrador em revistas, jornais e agências de publicidade.

Personal stylist e consultor de moda: Sempre por dentro das tendências, conhece bem as regras de proporção para indicar modelos de acordo com cada estilo e tipo físico de pessoa. Atua geralmente como freelancer.

Entre as opções de negócio próprio estão a assessoria em pesquisa e criação de moda, elaboração de figurinos, desenvolvimento de produto, além de sua própria confecção de roupas.


CONTEÚDO DO CURSO


curso de desenho de moda

APOSTILA 1. Os diversos profissionais da moda; A moda e as suas engrenagens; Exercícios para a coordenação motora e para educar a visão; Estudo comparado das figuras de moda; Construção da figura feminina e masculina de moda de frente, perfil e costas.; Vestindo os primeiros manequins.

APOSTILA 2. Construção das figuras infantis de frente e de costas; Ampliação e redução dos croquis; Vestindo os primeiros manequins infantis; Olhos, narizes e bocas; Rostos femininos, masculinos e infantis de frente, perfil e semi-perfil; Expressões básicas.

APOSTILA 3. Acessórios; Rostos e acessórios para a cabeça; Mãos femininas, mascul. e infantis; Mãos e seus acessórios; Pés e calçados femin., mascul. e infantis; Bases simplificadas para a criação de calçados; Aviamentos; Bolsos, decotes e golas e dicas para a criação.

APOSTILA 4. Mangas, saias e calças e dicas para a sua criação; Estudo e desenho dos detalhes das roupas; Fibras; Fios p/ tecelagem; Principais fibras e tecidos para o vestuário; Tratamentos aplicados a tecidos; História geral dos tecidos; Cálculo de metragem de tecidos para roupas.

APOSTILA 5. Manequins femininos e masculinos em movimento; Estudo das linhas de movimento das roupas; Vestindo os manequins.

APOSTILA 6. Manequins infantis em movimento; - Vestindo os manequins infantis; Estampas, padronagens e efeitos em tecidos; Desenho de estampas e padrões; Estampas nas roupas em movimento; Noções sobre as técnicas de pintura em papel; Cores; Ilustração de Moda e estilização das formas.

APOSTILA 7. Desenho plano técnico; Moda Infantil; Desenho plano técnico das roupas infantis; Moda para cada tipo físico de mulher; As cores certas para cada mulher; Simbologias das cores.

APOSTILA 8. Etiqueta e comportamento social; Como elaborar um guarda- roupa; Combinando elementos básicos; Como reconhecer a qualidade das roupas; O bom caimento das roupas; Estilo e personalidade de cada mulher; Moda para cada ocasião (casamentos, trabalho e outras); Moda habillé para crianças; Linhas e silhuetas de moda.

APOSTILA 9. Figurinismo; História ilustrada do vestuário (da pré-história a 2000).

APOSTILA 10. Moda masculina; Principais modelos de paletó; Detalhes do paletó e da calça; Cortes de terno; Cores, padrões e tecidos para ternos; Como reconhecer a qualidade dos ternos; O bom caimento do terno; Camisas masculinas; Trajes formais; Outras peças masculinas e unissex; Guarda-roupa básico para executivos; Acessórios; Moda para cada tipo físico de homem; As cores certas para cada homem.

APOSTILA 11. Arte e Moda; Streetwear e os movimentos jovens; Tendências de moda e criação de coleções; Estilismo; Produção industrial de moda; Moda e informática; Confecções de moda (18 segmentos); Costureiros, estilistas e grifes nacionais e internacionais do séc. XIX aos anos 90 (com pronúncia figurada).

APOSTILA 12. Dicionário de moda (com pronúncia figurada dos termos estrangeiros).

curso de desenho de moda

DURAÇÃO DO CURSO


Para o curso completo são necessárias em média 60h de aulas, lembrando que a mesma carga horária deve ser reservada em casa para os exercícios. O prazo para a conclusão do curso depende da carga horária semanal escolhida, do aproveitamento individual e do tempo reservado em casa para acelerar o curso. Pode-se optar pela aula de 1:30h ou de 3h de duração, uma ou mais vezes por semana. Ao todo, são 32 opções de horários por semana.


DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS


Você pode escolher uma ou mais aulas de 1 hora e 30 minutos por semana dentro destas opções:

Manhã: 2ª, 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª das 9:30 às 11 e das 11 às 12:30h.
Tarde: 2ª, 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª das 14 às 15:30 e das 15:30 às 17h.
Noite: 2ª, 3ª, 4ª ou 5ª das 18 às 19:30 e das 19:30 às 21h.
Sábado de manhã: das 9:15 às 10:45 e das 10:45 às 12:15.
Sábado à tarde: das 13 às 14:30 e das 14:30 às 16h.

Você também pode escolher uma ou mais aulas de 3 horas semanais dentro destas opções:

Manhã: 2ª, 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª das 9:30 às 12:30h.
Tarde: 2ª, 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª das 14 às 17h.
Noite: 2ª, 3ª, 4ª ou 5ª das 18 às 21h.
Sábado de manhã: das 9:15 às 12:15.
Sábado à tarde: das 13 às 16h.


MATERIAIS INICIAIS NECESSÁRIOS


Para o início do curso: papel sulfite, lápis 2B, 3B ou nº2, borracha, régua 30cm, estilete ou apontador. Posteriormente serão usados materiais de pintura.