MÉTODOS DE MODELAGEM E CORTE E COSTURA

Você sabe escolher um bom método de modelagem ou corte e costura?



Muitos daqueles que se interessam por um curso de modelagem ou corte e costura desconhecem os diferentes métodos empregados e acabam atraídos por cursos com "métodos sem cálculos".

No entanto, em pouco tempo, estes alunos se decepcionam com os moldes obtidos por estes métodos e, só depois de tempo e dinheiro desperdiçados, se dão contam de sua ineficácia.

Os moldes "sem cálculos" são feitos a partir de gabaritos, isto é, são bases prontas ou réguas com medidas pré-determinadas para cada tamanho. O grande problema é que cada pessoa tem suas próprias medidas que raramente correspondem a todas as definidas nos gabaritos. Para a adaptação às medidas desejadas são necessárias diversas correções, o que apenas um modelista experiente poderia fazer sem deformar a modelagem.

Do mesmo modo, cada confecção tem sua tabela de medidas e precisa que as bases sejam traçadas de acordo com elas. É por isso que confeccionistas não admitem como modelistas, aqueles que utilizam gabaritos.

Só pelo método geométrico a partir de medidas relativas ao corpo é possível a formação do verdadeiro profissional de modelagem.

Um bom modelista deve saber traçar bases quaiquer que sejam as medidas, industriais ou obtidas para o sob medidas e utilizando materiais comuns para a modelagem.

Nos cursos com gabaritos ou bases prontas, estas técnicas não são adquiridas, uma vez que seus alunos ficam dependentes destes gabaritos ou bases para realizar qualquer molde.

Existem ainda determinados métodos geométricos que utilizam tabelas próprias de medidas relativas a roupas e não ao corpo e que, por isso, não servem para o sob medidas e nem para outras tabelas de medidas industriais relativas ao corpo.

As tabelas de medidas sugeridas nas normas brasileiras são sempre em relação ao corpo e não à roupa.

Pelo método a partir das medidas do corpo como o método EMP, com poucos cálculos, as bases são construídas com exatidão permitindo o total controle dos modelos.

É por estas razões que o geométrico a partir das medidas do corpo é o método ensinado nas universidades e aplicado em confecções e ateliês de moda do mundo todo.

O método geométrico EMP



O método geométrico da EMP - Escola de Moda Profissional representa a conclusão de décadas de estudos sobre os processos mais funcionais de modelagem plana industrial e sob medidas.

A isso se alia uma experiência prática de mais de 27 anos em assessoria a confecções dos mais variados segmentos de moda.

Toda essa modelagem, mais do que testada, garante a eficácia das lições e assegura o bom caimento das peças.

Os estudos nesta área foram coordenados pela professora de modelagem e estilismo Márcia Dória, master em psicopedagogia, que tem contribuído com muitas inovações.

A didática diferenciada de suas apostilas conduz a uma aprendizagem fácil, rápida e muito eficaz, o que nos tem rendido inúmeros elogios e uma demanda crescente pelos cursos por parte tanto de iniciantes quanto de profissionais experientes da área.